sexta-feira, 4 de março de 2011

Ricardo Barros prestigia posse de Luiz Fux no STF

AEN

Ricardo Barros esteve em Brasília ontem, quinta-feira (3) para prestigiar a posse de Luiz Fux no cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Quando estava na Câmara Federal Ricardo Barros participou ativamente da comissão do Congresso Nacional que elaborou a reforma do novo Código de Processo Civil presidida por Fux.

“Luiz Fux é um dos grandes quadros da magistratura brasileira. Sua indicação é uma unanimidade”, afirmou o ex-deputado e secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul do Paraná.


A posse foi prestigiada por autoridades de todos os poderes. A única ausência marcante foi a da presidente da República, Dilma Rousseff. Os presidentes da Câmara, Marco Maia (PT-RS), e do Senado, José Sarney (PMDB-AP), estiveram na posse, assim como o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB). Foi uma cerimônia rápida sem discursos. Fux foi levado ao plenário, sob fortes aplausos, pelos ministros Dias Toffoli, até então o mais novato do STF, e Celso de Mello, o decano.

Nascido no Rio, Fux desde 2001 ocupa o cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), quando foi nomeado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. Ele iniciou na magistratura quando foi aprovado em primeiro lugar no concurso para juiz do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Ocupou também os cargos de juiz eleitoral e de juiz do Tribunal de Alçada do Rio de Janeiro, e foi promovido por merecimento a desembargador do TJ-RJ.

Fux é autor de mais de 20 livros de Direito Processual Civil e, mais recentemente, presidiu a comissão do Congresso Nacional que elaborou a reforma do novo Código de Processo Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário