sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Águas Paraná articula instalação de Comitê de Bacia do Alto Ivaí

Via AEN

Representantes do Instituto das Águas do Paraná (AguasParaná) estiveram em Prudentópolis nesta quinta-feira (16), participando da primeira reunião para a criação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Ivaí. O evento reuniu aproximadamente 50 pessoas da região, incluindo representantes do poder público, de instituições de ensino superior, de organizações não-governamentais, líderes comunitários, religiosos, empresários e comerciantes.

O diretor de Bacias Hidrográficas do AguasParaná, Enéas Souza Machado, destacou o interesse da população em participar do evento. “O Comitê é um importante instrumento na gestão dos recursos hídricos. Ele funciona como um espaço de debate, no qual as pessoas que conhecem as particularidades de sua região podem discutir a preservação da qualidade e da quantidade das águas”, comenta.

Os representantes do governo apresentaram a legislação sobre gestão das águas, como a Política Estadual de Recursos Hídricos; traçaram um panorama das bacias hidrográficas paranaenses e dos comitês já instalados; e explicaram o processo de criação desses órgãos, bem como suas funções.

Os comitês de bacia são órgãos estaduais consultivos e deliberativos, compostos por membros do poder público, da sociedade civil e do setor de usuários de recursos hídricos. “Suas responsabilidades são aprovar o plano de bacia hidrográfica; enquadrar os rios quanto a usos prioritários; estabelecer critérios para a cobrança do uso de água; e definir os planos de ações e obras necessárias para a bacia”, afirma a secretária-executiva do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, Marianna Sophie Roorda.

Após as apresentações, os moradores puderam expor suas opiniões sobre o processo e indicaram nomes para integrar a mesa diretora para instalação do Comitê. O secretário de Meio Ambiente de Prudentópolis, William Marcelo Charnei, foi escolhido representante do poder público; o presidente da associação local de pescadores, Sérgio Michalouski, atuará em nome da sociedade civil; e o gerente-geral da Sanepar da região Sudeste, Antonio Carlos Girardi, foi selecionado pelos membros do setor de usuários.

De acordo com o gerente de Bacia do Águas Paraná em Ponta Grossa, Ricardo Johansen, a população demonstrou consciência de seu papel na gestão de recursos hídricos. “Muitas pessoas que participaram da reunião estão diretamente ligadas a atividades econômicas como agricultura e pesca. Além disso, a região tem um grande número de mananciais para abastecimento público e áreas de preservação ambiental”, explicou.

Uma segunda reunião para articular a instalação do Comitê será realizada em Campo Mourão. A Bacia Hidrográfica do Ivaí compreende uma extensão de 36.889 quilômetros quadrados, que abrigam aproximadamente 2 milhões de habitantes. As atividades econômicas de destaque são a agropecuária e as indústrias de produtos de origem vegetal e animal. Os principais municípios localizados – integralmente ou parcialmente – na bacia são Campo Mourão, Guarapuava, Irati, Ivaiporã, Pitanga e Prudentópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário