quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Beto quer representante do PMDB no governo

do ParanáOnline
O presidente estadual do PSDB, deputado Valdir Rossoni, confirmou ontem o interesse do governador eleito Beto Richa (PSDB) em ter um representante do PMDB na sua equipe.

A fórmula permitirá a Beto atrair a bancada peemedebista ou parte dela para a base de apoio do seu futuro governo. Segundo Rossoni, o convite já foi feito ao PMDB por meio do futuro líder do governo, Ademar Traiano.

Dos treze deputados do PMDB, três já apoiaram Beto na campanha eleitoral, contrariando a aliança formada com o PDT em torno da candidatura do senador Osmar Dias ao governo, e outros seis sinalizaram que não vêem problemas em estar entre aliados do tucano a partir do próximo ano.

Já o presidente estadual do partido, Waldyr Pugliesi, o líder do governo, Caito Quintana, e os deputados Ademir Bier e Nereu Moura mantêm a disposição de continuar na oposição aos tucanos.

Mas Rossoni disse que o governador eleito gostaria de ter o apoio de todos os treze. "Nós gostaríamos de ter a maioria da bancada conosco, mas se possível, queremos todos. Eu defendo esta tese e ela é bem recebida pelo Beto", afirmou o dirigente tucano, informando que o governador eleito está disposto a chamar um deputado do PMDB.

O grupo que se alinhou a Beto na campanha é formado por Luiz Claudio Romanelli, Alexandre Curi e Reinhold Stephanes Júnior. Entre eles, Júnior seria o nome com mais chances de ser chamado pelo governador eleito.

Já Artagão Júnior, Cleiton Quielse, Jonas Guimarães, Teruo Kato e Luiz Eduardo Cheida estariam na ala dos que demonstraram vontade de aderir à base de Beto. O convite para o PMDB compor o governo está inserido nas negociações para acomodar o partido na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa a partir do próximo ano.

E é neste ponto que as negociações estão emperradas. O PMDB pediu a vaga de 1º secretário na chapa encabeçada por Rossoni, mas não chegou a um um consenso para a escolha do representante e está perdendo a posição para o DEM, que indicou o deputado Plauto Miró.

O presidente estadual do PMDB afirmou que o partido, que tem a maior bancada, não abre mão de indicar o 1.º secretário. E quanto à participação no governo de Beto Richa, não houve ainda uma discussão sobre o assunto.

"Antes de qualquer coisa, o PMDB precisa de unidade. Nós já perdemos a eleição para o governo. Se ficarmos divididos, aí o bicho pega", comentou Pugliesi. Ele afirmou ainda que a participação do partido no governo de Beto Richa é uma decisão que necessita de consulta ao diretório estadual. Ao contrário da eleição para a Mesa Diretora da Assembleia em que a bancada tem autonomia para decidir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário