domingo, 22 de agosto de 2010

Protesto “Humor sem Censura” acontece agora no RJ

Da Agência Brasil

Está acontecendo agora (22) no Rio de Janeiro o “Humor sem Censura”, um protesto dos humoristas por não poderem expressar sua opinião em rádio e TV em época eleitoral. A reação veio depois de Tas se posicionar publicamente contra esta proibição. A lei proíbe satirizar ou ridicularizar candidatos e partidos políticos durante o período de campanha eleitoral. Organizada pelo humorista Fábio Porchat, do grupo Comédia em Pé, a manifestação contou com a presença de comediantes famosos, vários deles integrantes de programas populares de televisão como Pânico na TV, Casseta e Planeta Urgente e CQC, que têm como ingredientes clássicos justamente a sátira política.

A passeata dá sequência a um movimento iniciado nas redes sociais da internet contra a Lei 9.504. Os organizadores pretendem encaminhar ao Ministério da Cultura e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um manifesto pedindo o fim da censura às piadas.

Leia abaixo texto do Marcelo Tas postado em seu blog dia 19/8/2010

Nas últimas 24 horas vivi momentos bizarros. Depois de me posicionar publicamente contra a censura ao humor no rádio e TV nessas eleições, fui procurado por veículos estrangeiros de alguma importância: AP- Associated Press, rádio BBC de Londres e CNN.

Será que pagando esse mico mundial, as “otoridades” brasileiras vão enxergar que censurar o humor é um passo importante em direção ao abismo da ignorância crônica, do coronelismo desenfreado e do jequismo absoluto?

Dia 22, 15h00, domingo, todos estão convocados- palhaços profissionais e amadores- a comparecer à passeata “Humor Sem Censura”, que terá início em frente ao Hotel Copacabana Palace, na praia de mesmo nome. O CQC vai estar lá.

Só faltava essa: os humoristas, seres ridículos e sem importância, sermos obrigados a nos organizar num movimento seriíssimo. Numa autência luta contra a ignorância. Sei que vai soar antigo mas… abaixo a censura, pela plena liberdade de expressão, viva o humor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário