terça-feira, 13 de março de 2012

MST pressiona governo federal

Com informações das Agências

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocupam, desta terça (13) até quinta-feira (15), agências do Banco do Brasil em vários municípios do Paraná. Segundo o coordenador do setor de produção do movimento, Jean Carlo Pereira, eles pretendem ser atendidos pelas gerências regionais para discutir uma pauta que inclui temas como a renegociação de dívidas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), infra-estrutura nos assentamentos para o escoamento da produção e assistência técnica para as famílias assentadas.

“Precisamos viabilizar a construção de um crédito diferenciado para a agricultura familiar, além do Pronaf. Este programa tem atendido mais o grande e o médio produtor, já que impõe muitas condições, o que dificulta a liberação do crédito para quem, por exemplo, se dedica a agroecologia”, disse Jean. Segundo ele, ainda existe muita burocracia para a agricultura familiar na hora de conseguir crédito ou refinanciar uma dívida, o que não acontece para grandes produtores que exportam produtos como a soja.Os agricultores reivindicam que dívidas antigas, contraídas há mais de dez anos, sejam renegociadas. No entanto, diz Jean, às vezes, isso é muito difícil, porque muitas vezes é terceirizada pelos bancos.As ocupações hoje estão ocorrendo nas agências bancárias dos municípios de Lapa, Ponta Grossa, Cascavel, Ivaiporã, Londrina, Quedas do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, Pitanga, Manoel Ribas, Jardim Alegre e Querência do Norte.

Segundo a assessoria do Banco do Brasil, está prevista para a próxima quinta-feira (15), em Curitiba, uma reunião entre os integrantes do MST e a superintendência da instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário