terça-feira, 13 de março de 2012

Ricardo Barros participa de reunião em Guarapuava

O Secretário de Indústria, Comércio e Assuntos do MERCOSUL do Paraná e vice-presidente nacional do Partido Progressista (PP), Ricardo Barros, esteve na cidade de Guarapuava, na tarde desta segunda, dia 12, para participar de um encontro com empresários. A ocasião serviu para discutir melhorias para o setor industrial da cidade. Além de empresários de Guarapuava, o evento também contou com a presença de autoridades. Compareceram ao encontro o Prefeito Municipal, Fernando Ribas Carli, o vice-reitor da UNICENTRO, Professor Osmar Ambrósio de Souza, o coordenador regional da FIEP, Júlio Agner, o vice-presidente da CDL, Alfeu Signori, a Doutora Edni Arruda, Conselheira Estadual da OAB, o presidente do PP do Turvo, Cézar Machado e o ex-prefeito de Guarapuava, Nivaldo Kruger.
Ao se pronunciar durante o evento, o Prefeito Fernando Ribas Carli, mais uma vez, se mostrou disposto a não medir esforços para que a indústria e comércio guarapuavanos se desenvolvam, contudo enfatizou que o crescimento do setor no município depende muito do apoio do governo estadual. “Temos que trazer novas empresas, mas precisamos proporcionar oportunidades aos empresários que já estão instalados aqui. Queremos participar deste jogo com condições de receber a bola e jogá-la para frente, e para isto aconteça tem que haver incentivo do governo”, declarou o prefeito. Diversos questionamentos e reivindicações foram levantados pelos empresários presentes no encontro, como a necessidade da descentralização dos pólos industriais no Paraná, modificações no sistema tributário e incentivos do governo para a instalação de indústrias nas cidades do interior, melhorias na infraestrutura com a duplicação de estradas e o aproveitamento das matérias-primas e do potencial primário de cada região.
O Secretário Estadual de Indústria, Comércio e Assuntos do MERCOSUL se mostrou entusiasmado com a presença de pessoas interessadas no desenvolvimento de Guarapuava e falou sobre as conquistas que o Paraná teve em pouco mais de um ano do governo Beto Richa. “Neste um ano e dois meses de governo foram investidos mais de nove bilhões de dólares no estado através de indústrias de vários tipos. E uma das nossas metas é estender esse desenvolvimento para todas as cidades”, frisou.Ricardo Barros ainda falou sobre as dificuldades de conseguir investimentos para o interior do estado. “Hoje, 53% dos municípios do Paraná não arrecadam ICMS industrial. O fato é que o empresário faz uma conta, e investe onde é mais rentável devido às questões de logística”, explicou. O Secretário anunciou que entre as muitas ações que tem realizado na pasta de Indústria e Comércio está a implantação de medidas que possam diminuir os encargos tributários às empresas que investirem no interior do estado. “Pesquisamos sobre como aplicar medidas de diminuição de impostos e incentivo fiscal que compensem ao empresariado investir no interior. Estamos nos esforçando para copiar e aprimorar coisas que já estão dando certo em outras partes do país. Isso precisa ser feito e precisamos de coragem para fazer. Eu espero que a Assembleia aprove e o governador sancione estas medidas”, finalizou Ricardo Barros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário