terça-feira, 13 de março de 2012

Protesto altera rotina universitária

Das Agências

Os sindicatos mistos das Universidades Estaduais do Paraná programou uma paralisação nesta quarta-feira (14). Amanhã, a mobilização que foi aprovada pelos servidores em assembleia no dia 16 de fevereiro, abrangerá docentes e agentes universitários. O objetivo da manifestação é protestar e reivindicar os direitos dos servidores públicos das Instituições de Estaduais de Ensino Superior (IEES), em especial a reformulação dos planos de carreiras e reajuste salariais. As entidades sindicais querem pressionar o governo do Estado para que cumpram o acordo em relação ao PCCS docente com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), e que retomem o andamento do plano de carreiras dos cargos técnicos.

Segundo Amauri Gumiero de Lara, presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior da Unicentro (Sintesu), a mobilização é consequência das últimas decisões do governo acerca dos PCCS. "O docente que no dia 06 de fevereiro recebeu o parecer negativo da Secretaria Estadual da Fazenda (SEFA), e o dos técnicos que foi paralisado desde o dia 12 de dezembro, com o parecer técnico da Secretaria de Estado de Administração e Previdência (Seap). Outro motivo do protesto é a publicação do decreto 3728/12, datado do dia 23 de janeiro de 2012 que compromete diretamente a autonomia financeira das Universidades".

Irão participar da manifestação e paralisação as entidades sindicais das universidades: Sintesu (Unicentro), Sinteemar (UEM), Sintespo (UEPG), Assuel (UEL), Sinteoste (Unioeste).

Nenhum comentário:

Postar um comentário