quarta-feira, 26 de maio de 2010

Obesidade excessiva é tema de projeto no Paraná

Da assessoria da ALEP

A implantação de ações públicas voltadas para a redução de peso, combate à obesidade infantil e adulta e ao sobrepeso podem passar a ser política estadual no Paraná com a aprovação de um projeto de lei apresentado pela deputada Luciana Rafagnin (PT).

O projeto propõe que o Poder Executivo institua a Política de Prevenção e Combate à Obesidade e ao Sobrepeso no Estado através da promoção de projetos e ações que efetivem o direito do cidadão à informação e alimentação adequada.

As campanhas propostas no projeto abrangem várias ações, tais como: promoção de campanhas de estímulo ao aleitamento materno como forma de prevenção tanto à obesidade quanto à desnutrição; combate à obesidade infantil na rede escolar de ensino; campanhas educativas direcionadas às populações das comunidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH); integração de políticas estadual e nacional de segurança alimentar, nutricional e de saúde; capacitação de servidores públicos como multiplicadores da segurança alimentar e nutricional; medidas voltadas à disciplinar a publicidade de alimentos infantis, entre outros.

Justificativa – Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) informam que a obesidade é considerada uma epidemia do século XXI, uma vez que vem acompanhada de várias outras doenças de risco, como hipertensão arterial, diabetes e doenças cardiovasculares. Pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde em 2009 mostra que 43,3% dos brasileiros adultos estão com excesso de peso e 13% destes são obesos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário