domingo, 18 de julho de 2010

Osmar e Pessuti na região do Vale do Ivaí

Do Bem Paraná

O candidato do PDT ao governo do Estado, senador Osmar Dias, fez campanha no interior do Estado, neste final de semana, ao lado governador Orlando Pessuti (PMDB). O peemedebista acompanhou Osmar em encontro com lideranças políticas de mais de 20 municípios do Vale do Ivaí – base política do governador, e os dois mostraram estarem afinados, afastando os temores de que Pessuti pudesse não estar suficientemente engajado na campanha do pedetista por conta das divergências nas articulações da aliança entre PDT, PMDB e PT para a disputa.


Para garantir a união dos principais partidos da base do governo Lula no Estado, o peemedebista desistiu do sonho de disputar o governo em favor de Osmar. E durante o processo de discussão da aliança, acabou rompendo com o ex-governador Roberto Requião (PMDB), a quem culpa pelo fracasso de sua candidatura ao governo.

O estremecimento das relações entre Pessuti e Requião – que não se falam desde a posse, em abril, quando o ex-governador deixou o cargo para disputar uma vaga no Senado – alimentou dúvidas sobre a disposição do governador em se empenhar na campanha de Osmar. Tanto que nas últimas semanas, nos compromissos eleitorais que tem participado, Pessuti sequer faz menção direta a Requião, limitando-se a pedir voto para a petista Gleisi Hoffmann, para o Senado.


Pelas declarações do governador na reunião no Vale do Ivaí, porém, a briga com Requião não impedirá que Pessuti coloque sua liderança a serviço da candidatura de Osmar para o governo. E o senador pedetista tem consciência da importância de contar com o peemedebista no esforço para garantir o apoio dos prefeitos do PMDB, que comandam 180 municípios paranaenses. “Pessuti viabilizou a vinda da UEM para Ivaiporã, um sonho de 30 anos. Vamos fazer parcerias com os municípios para oferecer aos jovens cursos técnicos e ampliar o número de vagas nas universidades públicas para que os estudantes não precisem sair da região em busca de ensino de qualidade”, disse Osmar, durante o encontro.


Ao lado de seus familiares e amigos, Pessuti, por sua vez, pediu o empenho e o trabalho de seus companheiros para eleger Osmar. “O sonho que sonhei junto com vocês, disso só pude abrir mão porque acima dos meus sonhos e da minha vontade está o interesse do Paraná e do Brasil. E só abri mão porque sei que Osmar é um homem preparado e comprometido com a população e que fará o melhor de todos os governos que o Paraná já teve”, disse o governador. “Conheço Osmar há 28 anos. Ele conhece cada palmo deste chão. Conhecemos todo o Paraná porque fomos ao encontro da nossa gente. Ele tem competência, tem honradez, tem caráter, sabe interpretar a vontade e o pensamento da população. Quero estar ao lado de Osmar para ajudá-lo como ele me ajudou, para construirmos um Paraná melhor”, afirmou.


Osmar recordou que ao lado de Pessuti lutou para acabar com a multa que o Paraná pagava devido à privatização do Banestado. “Mais do que uma dívida que consumia R$ 6 milhões mensais e que iria chegar a 1,5 bilhão em 2029, nós conseguimos que o Estado deixasse de ser ficha suja. O Paraná não é mais inadimplente. Nos juntamos pelo interesse público e mostramos que quando há união, é possível fazer um amanhã melhor. E é isso que faremos a partir de agora, vamos fortalecer as empresas públicas, fazer parcerias com os municípios, investir na agricultura, na educação e vamos manter e ampliar as políticas sociais do governo Lula e de Requião-Pessuti”, garantiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário