sábado, 18 de setembro de 2010

Beto Richa com 600 professores em Cascavel

Das agências

Beto Richa reafirmou seu compromisso com a educação nesta sexta-feira (17), em Cascavel, em encontro com cerca de 600 professores da região Oeste. “Os professores já sabem do compromisso que eu tenho com a educação. Está no meu DNA: José Richa foi um grande governador dos professores, sensível, amigo, diálogo franco e aberto permanentemente com os professores, que conheceram os maiores avanços naquele período”, afirmou Beto, destacando que a educação será prioridade. “Assim como fiz em Curitiba, a educação será prioridade”, disse.

No encontro, Beto ouviu dezenas de reivindicações da classe. Na entrada, Beto foi abordado pelos professores do Colégio Estadual Attílio Fontana, um dos maiores de Toledo, que entregaram um dossiê com informações e imagens que denunciam o péssimo estado de conservação da escola. “É uma escola que precisa de reforma imediata. Atendemos 1.200 alunos e a situação é precária, horrível, sem condições”, disse João Batista de Oliveira, diretor do Colégio. “Nos últimos cinco anos foram feitos apenas pequenos reparos”, observou a pedagoga Dianete Ragazzan, membro do Conselho Escolar do Colégio. “Protocolamos um pedido de providências em 2006, mas até agora nada. A única coisa que temos são promessas”, denunciou a pedagoga Fernanda Trindade.

Entre as principais reivindicações dos professores da região Oeste, que o Estado assuma os custos do transporte escolar para que os municípios possam direcionar recursos para investimentos em capacitação continuada, formação profissional e valorização salarial de professores e profissionais de educação. “Hoje, são os municípios que arcam com esses custos”, explicou a professora Sueli Goiz da Silva, presidente do Sindicato dos Professores de Cascavel, que representa 1.400 professores.

Os professores também querem a diplomação do Programa de Capacitação para Docentes da Faculdade Vizivali. De acordo com Sueli, o problema atinge mais de 25 mil professores que aguardam o reconhecimento dos diplomas. “Essa situação está travada desde 2005 e precisamos de uma solução”, disse Sueli. “Ainda faltam os certificados da Vizivali. O atual grupo que governa o Estado nos enganou. A gente fez o curso em 2005 e até agora não recebemos o diploma”, disse a professora Ondina de Fátima Teixeira Cardoso, de 44 anos, do município de Boa Vista da Aparecida.


Para ela, Beto Richa tem as melhores propostas para o setor da educação paranaense. “Simpatizo muito com o Plano de Governo do Richa, especialmente no que se refera à educação. Soube que em Curitiba ele ampliou a licença maternidade de 4 para 6 meses. Essa é uma demonstração do jeito do Beto de governar”, lembrou Ondina. “O Beto é corajoso e honesto. Ele não teria feito uma votação tão grande em Curitiba por duas vezes. O povo não se engana duas vezes”, completou a professora, reivindicando melhores salários e condições de trabalho.

“Acredito nas propostas do Beto e acho que ele fará um bom governo”, afirmou a professora Thaísy Galdino Pivato, de 33 anos, da rede estadual de ensino, em Capitão Leônidas Marques, reclamando do atendimento oferecido pelo Serviço de Atenção à Saúde (SAS). “Acho que o Estado poderia oferecer um Plano de Saúde para os professores num formato mais amplo. Hoje, é muita burocracia. Para conseguir uma consulta especializada, antes você precisa passar pelo clínico geral. Além disso, é muito demorado, liguei em março pra conseguir uma consulta em julho. Isso é um absurdo”, disse a professora. Thaísy sugere que o atendimento possa ser feito em todos os municípios. “Para conseguir atendimento, a gente precisa vir a Cascavel”, completou.

Empresários

Em Cascavel, Beto Richa também participou de um evento de campanha do candidato a deputado federal João Destro (PPS), que reuniu cerca de 2.000 pessoas na Associação Atlética Coopavel. “Vou governar com os olhos voltados para o interior, onde as pessoas mais precisam das oportunidades. Temos visto por todo o Paraná muita carência, muita dificuldade, mas por outro lado é um Estado rico em potencialidades, que foram mal exploradas nos últimos anos, justamente por falta de um governo eficiente, que tenha planejamento, que possa estabelecer prioridades e o compromisso em fazer o melhor. Nós vamos fazer essa gestão profissional e técnica, privilegiando e valorizando os servidores públicos do Estado.
130 vereadores

No fim da noite, Beto Richa participou de um encontro com 130 vereadores de municípios da região Oeste do Paraná, no comitê de campanha, em Cascavel. “Queremos, hoje, fazer uma corrente para eleger o Beto. Não tem 2.º turno, é agora!”, defendeu o vereador Júlio César Lemes da Silva (PMDB), de Cascavel. “O Beto está preparado para ser governador do Paraná, ele tem sensibilidade, respeito e escuta os paranaenses”, completou.


“Beto Richa é a melhor opção porque, ao contrário dos outros, que prometem, já mostrou que faz em Curitiba. Beto Richa é um grande avanço. Voto e apoio o Beto pela capacidade de diálogo e conciliação. Chega de truculência”, afirmou o vereador Léo Mion (PSDB), de Cascavel.“O Beto está melhor preparado para governar o Paraná que o Osmar. Eu estou apoiando o Beto porque o PMDB e o PT são nossos adversários e agora o Osmar fez a coligação com esses partidos. Essa coligação eu não aceito. Me sinto traído pelo Osmar”, considerou o vereador Valdir Antônio Todeschatto, o Dantinho, presidente do PDT de Três Barras do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário