quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Pedetista dá o troco e divulga vídeo sobre promessa

Da redação do www.bemparana.com.br

O candidato do PDT ao governo, senador Osmar Dias, reagiu ontem contra o ataque de Beto Richa (PSDB) na televisão reafirmando não fez nenhuma barganha quando apoiou o tucano à reeleição para a prefeitura de Curitiba, em 2008. A campanha de Osmar deu o troco divulgando o vídeo e uma gravação em áudio na qual Richa prometia cumprir os quatro anos de mandato na prefeitura, caso reeleito.

Em nota divulgada à imprensa, Osmar explicou que ao dizer que não é afeto a barganha política. E afirmou que “quem mentiu e mente agora sobre o assunto é o próprio Richa, que lá atrás, antes de ser reeleito prefeito, garantia que não abandonaria o cargo delegado pelo voto dos curitibanos”.

Na época, lembrou, Richa se comprometeu publicamente em permanecer no cargo até o fim reiteradas vezes, em eventos, entrevistas e debates. Porém, em 31 de março deste ano, apenas 450 dias depois de assumir o cargo, o tucano renunciou para disputar a eleiçâo ao governo.
A promessa, aponta o PDT, foi quebrada a pelo menos 990 dias de completar o mandato e sem cumprir promessas que protocolou em cartório também à época, como metrô para os curitibanos e escola em tempo integral. Este ponto, aliás, diz Osmar, foi o único pedido do pedetista a Richa, quando declarou apoio.

Osmar lembrou que é candidato ao governo ao atender a um pedido do presidente Lula para dar continuidade aos avanços sociais obtidos pelos paranaenses e brasileiros. Sobre suas declarações exibidas nesta segunda-feira em programa eleitoral do adversário, Osmar disse foram motivadas por uma dedução lógica, que o PDT e todos os curitibanos entenderam: o desejo do prefeito de ficar no cargo, já que seu mandato se estenderia até 2012. Logo, afirmou, não havia o que ser negociado. “Mas Beto Richa renunciou aos curitibanos e tentou impor sua candidatura ao PDT”, avalia.

Na gravação divulgada pelo PDT, realizada pouco antes da eleição a prefeito de Curitiba, em 2008, Richa disse textualmente: “evidente que, sendo candidato à reeleição, sendo eleito, é pra cumprir os quatro anos de mandato (...) Não tenho essa obsessão em ser governador”.

Em sua página no twitter, o candidato do PDT o programa de Richa na TV de promover um “ataque rasteiro” contra ele. “Não usei imagens dele dizendo que cumpriria os 4 anos de mandato em Curitiba. Ele disse e não cumpriu a palavra. Não barganho apoios. Dei o apoio a ele em 2008 de forma incondicional. Mas acreditando que ele iria cumprir os quatro anos”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário