sábado, 26 de junho de 2010

O paranaense Álvaro Dias e a sua carreira política

Da assessoria de imprensa do Senador Álvaro Dias
Foto: Orlando Brito

“Político guiado pela ética e pelo empreendedorismo”.

A trajetória política do Senador Álvaro Dias, com certeza, pode ser descrita pela frase acima, comprovada por várias ações em defesa do interesse público e dos desenvolvimentos regional e nacional.

Os primeiros passos foram dados em 1968, quando Álvaro Dias tornou-se vereador em Londrina, no Paraná. Com atuação destacada, logo foi escolhido vice-presidente da Câmara Municipal e líder do MDB.

Em 1971, elegeu-se Deputado Estadual, e, por sua influência política, também foi escolhido líder do MDB. Assim, credenciou-se para disputar a eleição de 1974 para Deputado Federal, recebendo a maior votação proporcional da história do Paraná. Entre 1975 e 1983, na Câmara dos Deputados, buscou estar ao lado das causas populares e da luta pela redemocratização. Tal atuação garantiu-lhe a reeleição nas eleições de 1978, também com a maior votação do Paraná.

Nas primeiras eleições após a reabertura democrática do país, em 1982, Álvaro Dias foi eleito Senador, concorrendo com o maior líder paranaense dos últimos 50 anos, o ex-governador Nei Braga. Em seguida, foi escolhido vice-líder do PMDB no Senado, mantendo destacada atuação pelo interesse nacional.

Como Governador do Paraná (eleito com 68% dos votos), cargo que ocupou de 1987 a 1991, seu empreendedorismo e determinação política dinamizaram a administração do Paraná, demonstrando a sua enorme capacidade executiva como gestor público. Suas ações receberam destaque em todo o país. Pesquisa realizada pelo jornal Folha de S. Paulo escolheu-o como o melhor governador do Brasil. Antecipando uma preocupação de gestão econômica e racional, terminou o mandato com as contas públicas em dia e mais de 33 mil obras concluídas.

Em 1991, após completar seu mandato, deixou o PMDB por não se sentir à vontade com os rumos do partido naquele momento, tanto no que dizia respeito às suas bandeiras sociais, bem como em relação a questões éticas. Assim, fundou e se dedicou a estruturar, em todo o Paraná, o PST, o qual dois anos depois, nas primeiras eleições municipais, elegeu nada menos que 80 prefeitos no Estado. Entretanto, Álvaro Dias manteve-se fiel às suas bandeiras éticas e de desenvolvimento social, o que o levou a abandonar o PST. Filiou-se ao PSDB, partido que passou a representar o avanço político e econômico para o país.

Logo as lideranças nacionais do PSDB, como Sérgio Mota, compreenderam a importância de Álvaro Dias representar o partido. Não tendo obtido o mandato de governador em 1994, continuou a dedicar-se à política defendendo os interesses do Estado. Posteriormente, ocupou a presidência da Telepar (Telecomunicações do Paraná) onde permaneceu entre 1996 e 1997. Como Presidente dessa empresa, novamente demonstrou sua enorme capacidade administrativa e gerencial, sendo responsável por inúmeras obras.

Retornando ao Senado nas eleições de 1998, com 65% dos votos, passou a exercer seu segundo mandato como Senador (1999-2007). Mantendo a coerência que sempre marcou sua carreira política, dedicou-se constantemente à luta pela ética e às questões voltadas para os desenvolvimentos econômicos nacional e do Paraná. Nesse período, presidiu duas bem sucedidas Comissões Parlamentares de Inquérito – a CPI do Futebol e a CPMI da Terra –, ambas com resultados reconhecidos por todos e ampla repercussão nacional. Atuou ainda como membro titular das Comissões Parlamentares de Inquérito dos Bingos e dos Correios, novamente tornando-se um dos políticos fundamentais para a investigação, referência para seus colegas e para a imprensa nacional. Ficou marcada a sua luta contra a impunidade em relação aos escândalos que assolam o país desde 2003.

Todo esse trabalho garantiu-lhe, por duas vezes consecutivas, a indicação como um dos mais influentes parlamentares do país, segundo o DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar). Álvaro Dias foi reeleito em 2006 para o seu terceiro mandato como Senador. Nesse mesmo ano, em reconhecimento a todo o seu trabalho incessante, foi escolhido, por meio de votação realizada no site Congresso em Foco, o melhor Senador do país.

Em 2007 foi eleito, por unanimidade, vice-presidente do Senado Federal e, em julho de 2007, o senador Álvaro Dias recebeu em San Diego, na Califórnia, o diploma de Doutor honoris causa em Administração Governamental (Doctor of Government Administration) pela Southern States University. A universidade destacou diversos programas bem sucedidos do governo Álvaro Dias, especialmente os que compatibilizaram progresso e preservação ambiental, apontando-o como exemplo de administração pública eficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário