sexta-feira, 25 de junho de 2010

Fãs continuam homenageando Michael Jackson Um ano depois de sua morte

Imagem Arquivo da turnê de Michael Jackson no Brasil (Revista Contigo)

Um ano após a morte de Michael Jackson causar uma onda internacional de choque, lágrimas e tributos, o primeiro ano sem o cantor foi marcado nesta sexta-feira de modo mais contido, com fãs lembrando o Rei do Pop em vigílias, orações e, é claro, também com música.

Algumas rádios abriram suas programações com a música de Michael Jackson. Na televisão dos EUA, todas as grandes redes dedicaram parte de seus programas da manhã ao artista, e a previsão é que houvesse mais cobertura durante o dia. Estavam marcados eventos por boa parte do mundo, de Tóquio a Nova York.

No local onde Michael Jackson foi sepultado, em Forest Lawn, Glendale, na Califórnia, a expectativa é que muitos fãs compareçam, e também familiares. O cantor morreu em 25 de junho de 2009, aos 50 anos, quando se preparava para uma série de shows da volta de sua carreira, em Londres. O médico Conrad Murray foi acusado por homicídio culposo na morte do cantor, por administrar o poderoso anestésico propofol ao artista, para ajudá-lo a dormir.

Havia fotos de Michael Jackson apoiado em uma parede na parte de fora do Apollo Theater, em Nova York, no Harlem, onde ele e seus irmãos venceram uma noite de amadores no fim dos anos 1960. Uma placa lembra o cantor, ao lado de outras lendas como James Brown e Smokey Robinson.

Desde que o Apollo ajudou a lançar o grupo Jackson 5, o local manteve uma ligação forte com a estrela pop. Após a morte de Michael, tornou-se o local de reunião em Nova York para seus fãs Na manhã desta sexta-feira, caixas de música lembravam ali sucessos do artista.

"Nós estamos realmente honrados de ter sido parte no lançamento da carreira musical e de servir como um lugar de reunião para as pessoas que vêm celebrar sua vida de sucessos", disse Jonelle Procope, presidente e CEO do Apollo.

Em outro local do Harlem, o teatro AMC Magic Johnson Harlem 9 exibe o filme "This Is It", um documentário sobre a preparação do artista para os shows em Londres. À tarde, o reverendo Al Sharpton lidera um minuto de silêncio.

Em Gary, Indiana, cidade natal de Michael, houve um tributo na casa da família. Funcionários do município disseram esperar a mãe de Michael, Katherine Jackson, e a sobrinha dele, Genevieve Jackson, ao lado de milhares de fãs. Katherine Jackson também emprestou seu apoio para o evento de fãs "Forever Michael" (Para sempre Michael), em Beverly Hills, na Califórnia, marcado para o sábado.

A comemoração oficial da família ficou a cargo de um irmão do cantor, Randy Jackson, em Forest Lawn.

No Japão, centenas de fãs se encontraram no Tokyo Tower para homenagear Michael Jackson com uma vigília a luz de velas, um show gospel e outros atos. Alguns tiveram a chance de ver uma amostra de objetos do artista, incluindo roupas de suas turnês e até um Rolls-Royce Phantom ano 1967 usado por ele para se locomover por Los Angeles.

"Eu não sei o que dizer. Ver todas essas coisas faz tudo voltar para mim", afirmou Yumiko Sasaki, uma funcionária de um escritório de Tóquio de 48 anos, fã de Michael desde os 12. "Fico triste em pensar que ele se foi. Ele era maravilhoso."

Cerca de 50 pessoas pagaram US$ 1.100 cada para passar a noite na Tokyo Tower, onde eles levaram comida, assistiram a um coro gospel, observaram objetos do artista e dançaram suas músicas, antes de fazer um minuto de silêncio ao nascer do sol.

Em Forest Lawn, os fãs começaram a se reunir na noite de quinta-feira. Cinco grandes coroas de flores e dezenas de buquês, desenhos e fotos de Michael foram colocados na parte de fora do cemitério particular.

Evdokia Sofianou, de 46 anos, e a filha dela de 9, Rebecca, viajaram para Atenas, na Grécia, para lembrar o ídolo. "Eu vim porque amo muito Michael", disse Sofianou na noite de quinta-feira. "Eu vim para lamentar."

Nem todos os eventos lembrando Michael, porém, eram melancólicos Na França, uma celebração no fim de semana incluía um concerto e um tributo, e clubes por todo o mundo planejam festas para o homem que personificou a dance music.

"Eles querem celebrar sua vida e música", disse o DJ Jon Quick sobre os presentes em uma festa no club Taj, em Nova York, nesta sexta-feira, onde ele tocaria sucessos de Michael. "Os álbuns dele são como marcos temporais na vida deles. É possível você se lembrar o que estava fazendo...quando 'Thriller' foi lançada."

As informações são da Associated Press.

Nenhum comentário:

Postar um comentário