quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Cida Borghetti é a paranaense mais votada da história para Federal

Via Agência, com assessorias

Um dia depois de entrar para a história da política paranaense como a mulher mais bem votada para deputada federal de todas as eleições, com 147.910 votos, Cida Borghetti, do PP, concedeu entrevistas na Assembleia Legislativa.

Cida foi a candidata mais votada de sua coligação e teve a 5º maior votação dos 17 candidatos eleitos. O número de votos obtidos pela deputada é mais de duas vezes superior à votação da primeira mulher que já exerceu o cargo de deputada federal pelo Paraná, a Dra. Clair da Flora Martins, eleita em 2002 com 59.109 votos.

“Temos um nobre desafio pela frente de defender o Paraná no Congresso Nacional e a oportunidade de estender para todo o Brasil as causas importantes que lutamos aqui no Paraná nos últimos oito anos como, o combate ao câncer de mama, a defesa dos valores da família, dos direitos da mulher e da criança e tantas outras causas importantes”, falou à imprensa Cida Borghetti, que cumpre o último ano do seu segundo mandato com deputada estadual e tem 92 leis publicadas, recorde na Casa.

Trajetória

Cida Borghetti nasceu em Caçador (SC), mas ainda criança passou a residir com a família em Curitiba. Casada e mãe de uma filha, Cida é empresária e especialista em políticas públicas.

Atuou na área de publicidade e televisão antes de entrar para vida pública, em 1990, quando assumiu voluntariamente a presidência do PROVOPAR de Maringá. No Governo Jaime Lerner, foi Chefe da Representação do Governo do Paraná em Brasília.

Em 2000 disputou o primeiro cargo público, obtendo 22.392 mil votos como candidata a prefeita de Maringá. Em 2002 foi eleita deputada estadual com 53.225 mil votos pelo Partido Progressista e, reeleita, em 2006, com 66.492 mil votos

Atuação Parlamentar

Entre as leis propostas por Cida Borghetti que tiveram maior repercussão no Paraná, a instituição do Dia de Luta Contra o Câncer de Mama em 27 de novembro incentiva todos os anos grandes mobilizações de mulheres em várias cidades do estado lembrando da importância dos exames preventivos.

Outra lei proposta pela deputada que ganhou destaque na mídia estabeleceu o controle da freqüência dos alunos na rede estadual de ensino, prevendo responsabilização civil e até criminal dos pais de alunos com elevado número de faltas na escola.
Assunto relevante, que se arrastou durante anos na Assembleia Legislativa e se materializou depois da intervenção de Cida Borghetti, foi a regulamentação das regiões metropolitanas do Paraná. Ponto de partida para discussões importantes, como a integração do transporte entre municípios de regiões onde há conurbação, assuntos como coleta de lixo, consórcios intermunicipais de saúde, uso de recursos hídricos e habitação passaram a ser planejados de forma integrada nas regiões metropolitanas do interior do Estado depois da publicação desta lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário