quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Serra defende em Maringá o fortalecimento do cooperativismo

Com informações das assessorias e agências

Acompanhado do governador eleito Beto Richa, o candidato do PSDB a presidente, José Serra, se reuniu nesta quinta-feira (21), em Maringá, com cerca de 800 pessoas na sede da Cocamar, logo depois de participar de uma carreata pela cidade. Oitenta prefeitos, de várias regiões do Estado, estiveram com Serra.

Durante a reunião na Cocamar, Serra defendeu o fortalecimento do cooperativismo no País e citou o “belo exemplo do Paraná” como modelo para o setor. “O governo precisa facilitar o desenvolvimento do cooperativismo. Trazer paz no campo e garantir infraestrutura”, disse José Serra. Para o candidato tucano, o fomento do cooperativismo “fortalece o agricultor e facilita a comercialização da produção”, além de assegurar mais condições de trabalho ao pequeno e médio produtor.

Depois da reunião, Serra deu entrevista à imprensa e abordou os seguintes temas:

Infraestrutura

“Para ter mais empregos, (o País) precisa de mais infraestrutura: portos, aeroportos, estradas, armazéns. O porto de Paranaguá precisa ser descongestionado. Uma das prioridades será a recuperação dos portos. O Brasil é um dos piores países do mundo na questão portuária”.

Ataques do PT

“É a maior campanha de mentiras que já vi na minha vida. (os petistas) são os profissionais da mentira, os profissionais da violência, com cercos, agressões e intimidação”.

“Atacaram minha família, minha mulher, minha filha, meu genro. Daqui a pouco vão atacar meus netos. Nunca vi tanta baixaria, tantos ataques à família de candidatos”.

Sobre o incidente no Rio, em que Serra foi agredido

“Não são militantes tradicionais (os agressores petistas). É gente preparada para intimidar. Agridem com violência. Nós somos contra tratar o adversário como inimigo a ser destruído”. Atribuiu a agressividade petista à “atitude do presidente da República, de se jogar de corpo e alma no processo eleitoral, em vez de governar”.

Sobre as pesquisas eleitorais

“Os institutos de pesquisa passaram um vexame no primeiro turno. Aqui no Paraná foi um dos casos mais dramáticos. Houve diferenças incríveis. O Ibope falhou até na pesquisa de boca-de-urna. A última pesquisa (do Ibope, sobre a eleição presidencial) vazou num blog. É muito esquisito. E não há registro dos questionários, como a Justiça exige. Às vezes há problemas metodológicos e às vezes (as pesquisas) são alugadas, como é o caso do Vox Populi”.

Reunião com a Ocepar

Antes de falar aos jornalistas, José Serra esteve reunido com o presidente da Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná), João Paulo Koslovski, e dirigentes cooperativistas do Estado, que lhe expuseram um diagnóstico e as reivindicações do setor.

Serra comprometeu-se a estudar a questão do sistema cooperativo de crédito e ampliar os recursos para o segmento, incluindo dinheiro do FAT e do BNDES. Também discutiram a garantia de preço mínimo do agricultor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário