sábado, 2 de outubro de 2010

Enquanto isso...No twitter dos candidatos

Do Blog do Josias de Souza

José Serra converteu o twitter numa espécie de prolongamento da propaganda eletrônica. Na noite passada, em mensagem levada ao microblog, o tucano direcionou os internautas que o seguem para um vídeo. Na peça, Serra diz que, por onde passa, recolhe uma “energia” que, segundo sua crença, o levará ao “segundo turno”. E, depois, à “vitória”.

Serra convida os seus adeptos a manter a mobilização na internet até domingo. “É muito importante ganhar mais um, dois, três votos de pessos indecisas”. Nos últimos dias, lideranças que apoiam Serra passaram a cultivar um fiapo de esperança.


Muitos já não excluem de suas análises a hipótese de um segundo round. Nada a ver com a “energia” de que fala Serra. Imagina-se que o prolongamento da disputa, se vier, será creditado ao crescimento de Marina Silva na reta final.


Marina, a propósito, também frequentou o twitter na antevéspera das urnas. Aos que anunciaram ter se definido por ela, pediu que consigam mais um voto.

Às pessoas que se integraram ao que chama de “onda verde”, ofereceu um link. Conduz às “43 razões para votar em Marina”.
Na razão de número 10, lê-se um enunciado com teor de terceira via: “Marina Silva integra os avanços dos governos FHC e Lula. É o passo adiante para superar as deficiências que persistem no país…”

“…Não é uma opositora, que rejeita tudo, nem uma continuadora, que vê tudo positivo. É uma sucessora”. Tonificado pela “energia” que seus aliados atribuem à “onda verde”, Serra esforçou-se para manter a guarda levantada.

Numa das mensagens, escrita em resposta a um internauta, Serra ter dirigido um pedido aos políticos que o apoaim.
Num dia em que Roberto Jefferson (PTB) trocou-o por Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), Serra anotou: “Nem um minuto [de descanso]. Pedi para ninguém tirar férias, nem os eleitos. Voltamos ao trabalho imediatamente no segundo turno”.

Alheia à inquietação de seus dois principais contendores, Dilma Rousseff pendurou duas escassas notas no twitter. Numa fez pose de avó prestimosa: “Um dia muito especial hoje, com o batizado do Gabriel. Só de ver o meu neto, esqueci todo o cansaço dessas últimas horas de campanha”. Noutra, informou que sua campanha termina, neste sábado (2), da mesma maneira que começou: escorada em Lula. “Amanhã [sábado], os últimos passos dessa jornada, numa caminhada com o presidente Lula, em São Bernardo. Agora, dormir um pouquinho…”.

Além de Dilma, acompanha Lula no passeio pelas ruas de São Bernardo o petista Aloizio Mercadante, candidato ao governo de São Paulo. Mercadante vive um drama análogo ao de Serra. Torce para que o eleitor do Estado o brinde com um segundo turno contra o tucano Geraldo Alckmin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário