domingo, 31 de outubro de 2010

Temporais causam estragos em todo o Paraná

Com informações do Bem Paraná

Ventos que superaram 100 quilômetros por hora causaram grandes destruições na região norte, noroeste e oeste do Paraná na madrugada de ontem. O estrago maior, segundo levantamento feito na manhã de ontem, aconteceu em Marechal Cândido Rondon, onde uma tempestade de granizo destruiu o telhado de aproximadamente 400 casas. A cidade está sob estado de emergência.

Dez pessoas ficaram feridas durante uma partida de futebol, na noite de sexta-feira, quando a porta de vidro do ginásio estourou devido à força do vento. Outra pessoa teve ferimentos graves depois de cair de uma escada, quando tentava cobrir o telhado da casa com uma lona.

De acordo com o Corpo de Bombeiros comunitários de Marechal Cândido Rondon, a chuva durou menos de 10 minutos, mas foi suficiente para causar grandes estragos. “A chuva forte começou às 19h30 de sexta-feira. Desde então registramos vários estragos”, afirma o cabo Jairo Kaiser, supervisor do grupo de bombeiros comunitários de Marechal Cândido Rondon. “Permanecemos a manhã toda trabalhando na distribuição de lonas para os atingidos e registro das pessoas que deverão ser deslocadas”, disse. Foram mais de 500 ocorrências atendidas. A área rural de Mercedes, próxima de Marechal Cândido Rondon, teve postes derrubados e plantações de milho foram danificadas na área rural.

Ao longo da tarde de ontem, quando a chuva diminuiu, os bombeiros, com apoio da prefeitura, levaram água para moradores da zona rural que ficaram sem energia elétrica para garantir o abastecimento.

Em Londrina,ventos de 101.9 km/h foram responsáveis por pelo menos 15 destelhamentos e a queda de 60 árvores - uma delas atingiu o Pálio placa AAO-0049, no Centro da cidade. A situação mais grave foi verificada no Colégio Estadual Benedita Rosa Resende, que será utilizado hoje para o segundo turno das eleições. Segundo Paulo de Tarso Figueiredo, sub do Corpo de Bombeiros de Londrina, a guarnição começou a receber ligações às 5h30 da manhã de ontem. “Apenas no final da manhã conseguimos organizar o efetivo e estabelecer prioridades, tal como o colégio que será usado nas eleições domingo”, explicou. Com o vendaval, uma pessoa ficou ferida em Londrina.

Além de Londrina, foram registrados estragos em Maringá, Apucarana, Andirá, Cornélio Procópio, Bandeirantes, Rolândia, Arapongas, Ibiporâ, Santo Antônio da Platina, Cambé e Jacarézinho, onde houve forte chuva de granizo.

A chuva e o vento forte deixaram pelo menos 70 mil pontos de abastecimento sem fornecimento de energia. Por causa disso, problemas no abastecimento de água foram registrados em Londrina, União da Vitória, Cambé, Rolândia, Arapongas e Apucarana. Oito mil pessoas, em cerca de mil domicílios, foram atingidos pelas chuvas.

De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, o fenômeno de ontem é típico da Primavera e não deve se repetir com tanta intensidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário