sábado, 23 de outubro de 2010

GAFE: No PR, Dilma confunde Araucária com Pinhais

Candidata do PT elogiou a grande refinaria da Petrobras que "existe" em Pinhais, embora a instalação fique na cidade de Araucária.

Eduardo Luiz Klisiewicz para a Gazeta do Povo

O Twitter (rede mundial de microblogs) não teve o impacto esperado e imaginado nas eleições do Brasil, como teve no pleito eleitoral dos Estados Unidos que elegeu o presidente Barack Obama. Mas se não foi um espaço para a discussão de propostas e debate de idéias, o site serviu para que os candidatos desabafassem, atacassem seus adversários e, vez ou outra, produzissem algumas gafes.

A mais recente aconteceu nesta quinta-feira (21), em Curitiba, quando a candidata do PT à presidência, Dilma Rousseff, confundiu a cidade de Araucária, na região metropolitana de Curitiba, com Pinhais, outra cidade vizinha à capital paranaense.

Após passar boa parte do dia no Paraná (fez caminhada e carreata por Curitiba, Pinhais e Piraquara), ela comentou em seu Twitter:

“Em Pinhais, grande Curitiba, tem uma das maiores unidades da Petrobras. Desenvolvimento, confiança e trabalho - esse é o ar que se respira ali”.

O problema é que a refinaria citada pela petista não fica em Pinhais, mas sim em Araucária. Lá esta instalada e em operação desde 1976 a refinaria Getúlio Vargas, que refina e produz gasolina, querosene de aviação, óleo diesel, GLP, nafta e outros derivados do petróleo, exportando-os para outros países e diversos estados do Brasil.

Gafe do Serra

O candidato tucano José Serra também teve o “seu momento” do Twitter. Durante o primeiro turno ele escreveu pedindo votos convocando “os nordestinos que vivem em São Paulo” a “enviarem cartas aos parentes do nordeste contando do seu governo”. A resposta irônica da maioria foi imediata. “Além de cartas, os nordestinos de São Paulo podem mandar e-mails para os seus parentes do nordeste pedindo voto” e “Eles podem usar o twitter também” foram algumas das respostas.

Marina também esta na "lista"

Mas gafe no Twitter não é privilégio de Dilma. A candidata Marina Silva, que é evangélica, quando soube da morte do escritor português José Saramago, “tuítou”: “Morre José Saramago. O mundo perde um grande escritor e os países da língua portuguesa, o nosso primeiro prêmio Nobel”.

Alguns de seus seguidores começaram a enviar mensagens criticando a candidata, dizendo que ela não poderia exaltar alguém que blasfemou e criticou Deus durante toda sua vida. Ela, talvez sem saber como utilizar os recursos do site, começou a reenviar essas mensagens e a tentar respondê-las, mas isso só gerou ainda mais confusão. A assessoria da candidata entrou em ação então e encerrou a polêmica colocando um texto no blog da candidata tentando explicar a confusão, mas que no final não convenceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário