sábado, 2 de outubro de 2010

Beto e Osmar estão empatados com 45%, segundo Ibope/RPC

Via Gazeta do Povo

Pesquisa mostra empate entre os dois principais candidatos ao governo do Paraná. Margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais e para menos:

Os dois principais candidatos ao governo do Paraná aparecem empatados segundo a pesquisa Ibope/RPC divulgada neste sábado (2). Beto Richa (PSDB) e Osmar Dias (PDT) aparecem com 45% das intenções de voto. Luiz Felipe Bergmann (Psol) e Paulo Salamuni (PV) estão com 1% cada. Os votos brancos e nulos somam 3%. Os indecisos são 5%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Se considerados apenas os votos válidos, descontando brancos, nulos e indecisos, Beto Richa e Osmar Dias teriam 49% cada, o que levaria a disputa para o segundo turno. Amadeu Felipe (PCB), Avanílson Araújo (PSTU), Robinson de Paula (PRTB) não pontuaram na pesquisa.

Na pesquisa Ibope anterior, divulgada no dia 9 de setembro, Beto Richa tinha 47% e Osmar Dias estava com 38%. Os indecisos eram 10%. Brancos, nulos e indecisos somavam 4%. Os demais candidatos não haviam pontuado.

O Ibope entrevistou 2.002 pessoas em 77 municípios entre 30 de setembro e 2 de outubro. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 33.339/2010 e no Tribunal Regional Eleitoral com o número 22.938/2010.

Pesquisa liberada

A divulgação da pesquisa Ibope de intenção de voto foi liberada na noite de sexta-feira pelo Ministro Marco Aurélio Mello do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio de liminar. O ministro atendeu a um recurso do instituto de pesquisa contra a decisão do juiz eleitoral do Paraná Luciano Carrasco que, na quinta-feira (30), havia suspendido a divulgação do levantamento. O pedido para proibir a divulgação havia sido feito pela coligação do candidato ao governo Beto Richa (PSDB).

A decisão de quinta-feira de Carrasco foi mantida na sexta-feira pelo plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE), que recusou o primeiro recurso do Ibope. Segundo o instituto, os argumentos usados para desbloquear o levantamento no TSE foram os mesmos rejeitados pela Justiça paranaense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário