segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Serra convoca tucanos eleitos para arrastão Brasil afora

Do Blog do Fábio Campana

Beto Richa não poderá tirar um mês de férias como pretendia. Ontem, foi convocado por José Serra para ajudar no esforço nacional dos tucanos. Beto deverá comandar não só a campanha de Serra no Paraná, mas é convidado para viajar pelo Brasil pedindo votos pelo presidenciável tucano.

A passagem de José Serra para o segundo turno da disputa presidencial produziu o cancelamento das férias coletivas que a oposição planejava se autoconceder. Se a eleição tivesse acabado no domingo, a caciquia do PSDB e do DEM iria às férias. Agora, porém, todos se dispõem a fazer algo que não fizeram no primeiro round da campanha: suar a camisa por Serra.

Ao comitê de Serra interessa converter os êxitos regionais em alavancas para a disputa nacional.

Sobrevivente da maldição que Lula lançou sobre a bancada de senadores oposicionistas, José Agripino Maia (RN), líder do DEM, disse ao blog: “Até agora, a campanha foi estadual. Estávamos envolvidos numa disputa de candidatos a governador e ao Senado. Agora, o quadro é outro…”

“…A fase estadual foi vencida. Temos uma disputa nacional –Serra contra Dilma. Vou assumir interalmente a campanha do Serra no Estado”. Agripino reelegeu-se para o Senado. E acomodou no governo potiguar a senadora ‘demo’ Rosalba Ciarlini, eleita no primeiro turno.

Agripino foi ecoado, em Minas, pelo grão-tucano Aécio Neves: “Me coloquei absolutamente à disposição do Serra, [...] para ajudá-lo a chegar à vitória”.

Entre os políticos da oposição, Aécio foi o que obteve o êxito mais reluzente. Elegeu-se senador, carregou Itamar Franco (PPS) para a segunda cadeira do Senado…

…E converteu o ex-azarão Antonio Anastasia (PSDB) em governador reeleito de Minas.

Aécio e Agripino conversaram, pelo telefone, antes da eleição de domingo (3). Àquela altura, a subida de Marina Silva prenunciava o segundo turno.

Combinaram de se encontrar nos próximos dias. Além deles, a campanha de Serra deseja incorporar outras lideranças bem-sucedidas.

Gente como Geraldo Alckmin e Beto Richa, os tucanos que prevaleceram nas disputar de São Paulo e do Paraná.

Gente como Raimundo Colombo, o ‘demo’ que se tornou governador de Santa Catarina nas pegadas do comício em que Lula falara em “extirpar” o DEM.

Tomada pelos movimentos que executa nesta segunda (4), Dilma Rousseff mimetiza a estratégica da oposição.

A pupila do Lula reúne-se, em Brasília, com os aliados que emergiram das urnas de domingo como governadores e senadores eleitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário