sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Alexandre Curi inaugura Clínica da Mulher e da Criança em Grandes Rios ao lado de Moreira Júnior

Com informações da AEN

O secretário estadual da Saúde, Carlos Moreira Júnior, ao lado do deputado estadual Alexandre Curi, inauguraram nesta sexta-feira (22) os Centros de Saúde da Mulher e da Criança de Grandes Rios, Cruzmaltina e Cambira, no Vale do Ivaí. Outras 108 clínicas já estão inauguradas, 35 estarão prontas até o final do ano e 72 iniciaram a construção recentemente. Em cada clínica o Governo do Paraná investiu cerca de R$ 500 mil entre obras e equipamentos. “Estes centros estão construídos nos municípios que mais precisam”, afirmou o secretário.

Os centros fazem parte do Pacto Estadual pela Vida, que contribui para a redução da mortalidade materno-infantil no Paraná. “O programa dos centros de saúde é excelente para atingirmos as metas de redução da mortalidade materno-infantil. Nosso desejo é que em 2015 o coeficiente de mortalidade infantil seja inferior a um dígito”, enfatizou Moreira.

Ele enfatizou que de nada adianta a obra física se não existirem profissionais motivados. “Em 10 anos reduzimos o coeficiente de mortalidade infantil de 20 para cerca de 10. Isto significa que aproximadamente mil crianças foram salvas por ano. Esta diminuição drástica é uma somatória de esforços da população e dos governos, com implantação de programas como o dos Centros de Saúde da Mulher e da Criança e do Leite das Crianças”, explicou.

Para ajudar na manutenção da clínica, o Governo do Paraná também repassará R$ 8 mil por mês como forma de incentivo. O terreno e a contratação de profissionais ficaram a cargo de cada prefeitura. Com área aproximada de 250 metros quadrados, na clínica serão realizadas consultas médicas de ginecologia, pré-natal e pediatria, planejamento familiar, prevenção ao câncer de colo de útero e de mama, exames de ultrassom para gestante, detecção e vigilância de risco gestacional e exame com cardiotacógrafo, para verificar batimentos cardíacos dos bebês. A clínica também está equipada com consultório de odontologia.

O prefeito de Grandes Rios, Silvio Daineis Filho, disse que só tem a agradecer ao Governo Pessuti pelo apoio dado ao Município. Além da Clínica, o município ganhou a Biblioteca Cidadã e uma ambulância nova. “O Governo também vai contribuir com a reforma da creche municipal e com o recape da avenida principal da cidade”, enfatizou.

Para o prefeito de Cruzmaltina, Mauricio Bueno de Camargo, a parceria com o Governo do Paraná foi enorme. A expectativa é que a clínica comece a funcionar na próxima segunda-feira (25). “Contratamos todos os profissionais necessários, inclusive os três médicos, para atender da melhor forma possível as mães e as crianças da cidade”, ressaltou.

A clínica de Cambira foi inaugurada no dia em que a cidade completou 49 anos. “Cambira está em uma excelente fase de desenvolvimento. A clínica contribui para melhorar a qualidade de vida das mulheres e das crianças do município”, afirmou a prefeita Maria Neusa Bellini.

BENEFICIADAS - Regina Ferreira Borges, 32 anos, agente comunitária de saúde em Grandes Rios, está grávida de sete meses e espera ansiosa a abertura da clínica. “A minha gestação é de alto-risco e por isso preciso de acompanhamento constante. A Clínica da Mulher chegou em boa hora”, disse.

Marta Mendes, mãe do recém-nascido Enzo e de Isadora, 4 anos, mora ao lado da Clínica da Mulher e da Criança de Cambira e está muito feliz com a abertura da unidade. “Vou fazer o acompanhamento das crianças pertinho de casa”, contou.

Também participaram das solenidades os diretores da 16ª Regional de Saúde (Apucarana), Kazuhiko Yamamoto, e da 22ª Regional de Saúde (Ivaiporã), Aurora Rodrigues, os secretários municipais de Saúde de Grandes Rios, Lourdivina Dias e de Cambira, Luiz Carlos de Mello. Em Grandes Rios, o deputado estadual Alexandre Curi também esteve presente.

Em Cruzmaltina, o governador Pessuti foi representado pela ex- diretora da 22ª Regional de Saúde (Ivaiporã) Neuza Pessuti. E em Cambira, o diretor das Unidades Próprias da Secretaria da Saúde, Francisco Eugênio de Souza também participou da inauguração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário