sexta-feira, 30 de abril de 2010

Caravana Progressista completa 399 municípios visitados

Com informações de Denise Silva

Depois de percorridos 25 mil quilômetros e realizado reuniões em todas as 399 cidades do Estado, o deputado federal Ricardo Barros compõe o mapa atual do Paraná a partir das carências, dificuldades, problemas comuns e localizados.

A Caravana Progressista termina seu roteiro de 90 dias em municípios próximos do rio Tibagi, região central histórica, descoberta em 1845 por grupos que chegaram para garimpar ouro de aluvião.

Para Ricardo Barros, essa foi uma importante missão de reunir autoridades, lideranças e populares em todas as cidades paranaenses, esse trabalho também pode ser considerado histórico, já que é o primeiro a consultar in loco, de forma direta, todos os problemas e anseios de cada comunidade.

“E é praticamente tão importante para cada cidadão de cada município como foram os ciclos de riqueza e descobrimento, pois estamos formatando um mapa do Paraná segundo a Caravana Progressista, que submeteremos aos futuros governantes tendo o cumprimento como condição para que tenham o nosso apoio”, explica Ricardo, presidente estadual do PP – Partido Progressista.

As dificuldades, os problemas e as necessidades de cada cidade do Paraná compõem o precioso arquivo que o parlamentar está organizando por áreas demográficas e de conjuntura para a busca de soluções. Saúde, segurança pública, estradas rurais, são os problemas mais comuns a todas as cidades. Mas surgem também o tráfico de drogas, a falta de acesso asfáltico em cinco municípios, falta de estruturas de educação e de lazer, falta de empresas, de indústrias, ausência de policiais, ausência de médicos e hospitais mais próximos das pequenas cidades e várias outras dezenas de falhas localizadas que podem ser resolvidas de forma política ou através de providências específicas.

Primeiro resultado do roteiro, Ricardo já prepara um projeto na Câmara Federal que visa abrir o emprego profissionalizante a partir dos 14 anos de idade. Por falta de condições de instalação do contra-turno escolar, ele vislumbra através desse projeto uma saída para diminuir a criminalidade infantil e juvenil e o envolvimento dos menores com as drogas, diminuindo inclusive a desagregação familiar, além de abrir as portas do mercado de trabalho para os jovens aprendizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário