sexta-feira, 9 de abril de 2010

Ricardo Barros :"Em Pitanga, sinto-me entre amigos, entre irmãos"

Layne Santos

A presença de Ricardo Barros (Deputado Federal, pelo PP) em Pitanga, região central, foi muito prestigiada por políticos e lideranças de todas as siglas partidárias existentes no município. Barros é um dos poucos políticos que consegue reunir num mesmo espaço físico, líderes pitanguenses de alas distintamente opostas entre si. De fato, Ricardo Barros é uma personalidade muito respeitada na política nacional, e especialmente em sua base eleitoral, em Pitanga, onde é cidadão honorário, destaca-se pelo número de votos que recebe a cada eleição.

A sua primeira visita no município foi há muitos anos atrás, quando ele ainda era prefeito de Maringá e defendia que o interior do estado, merecia mais atenção por parte dos governos. Nessa época, Barros, discursava que o caminho mais eficiente para o desenvolvimento dos municípios, seria a transferência da capital do estado para o interior. Toda a estrutura de governo funcionando no centro do estado, atraíria outros segmentos de investimentos do setor privado e por aí afora. Foi a primeira vez que todo o Paraná, descobriu através das palavras, do jovem prefeito de Maringá, que Pitanga possui potencial para construir uma nova história de crescimento e desenvolvimento no estado. Primeiro, por uma questão geográfica (região central) e que consequentemente isso promoveria um desenvolvimento maior para todo o Estado.

Ainda hoje, a idéia de interiorização do poder, chama a atenção de alas políticas que atuam para conseguir que o estado (no seu atual modelo administrativo) divida-se, ainda mais, em núcleos setoriais contemplando municípios sedes de micro-regiões, como Pitanga, que pleiteia a Regional de Saúde e da Agricultura. Nessa linha, ao longo dos anos, Ricardo Barros tem defendido os interesses de Pitanga, com dezenas de projetos e liberação de recursos através de suas emendas, que beneficiaram a população do município com muitas obras realizadas. No entanto, mais uma vez, ele veio ouvir os anseios da população para os próximos anos, quando pretende atuar como Senador da República."Vir à Pitanga, para mim é sempre motivo de alegria, sinto-me entre amigos, entre irmãos", afirma.