sexta-feira, 16 de abril de 2010

Discurso do Deputado Jocelito Canto causa nova polêmica

Da assessoria

A OAB Paraná encaminhou ontem (15), ofício ao procurador-chefe da Procuradoria da República do Paraná, João Gualberto Garcez Ramos, pedindo providências a respeito das informações de que o uso de caixa dois em campanhas eleitorais é prática comum entre políticos do Paraná. A afirmação foi feita no plenário da Assembleia Legislativa pelo deputado Jocelito Canto (PTB), na tarde de quarta-feira (14).

De acordo com o ofício encaminhado ao Ministério Público Federal, existe farto material que comprova as declarações do deputado. Para a OAB, “a conduta descrita pelo parlamentar pode configurar, em tese, crime eleitoral. Pode, ainda, configurar ilícito na área tributária.”

“As declarações são graves, num momento em que a Assembleia Legislativa do Paraná está sofrendo investigação por parte do Ministério Público Estadual, diante da avalanche de denúncias diárias veiculadas na imprensa”, diz o ofício, assinado pelo presidente da OAB Paraná, José Lucio Glomb.

“Trata-se de uma informação gravíssima, que precisa ser apurada com rigor pelo Ministério Público Federal”, afirma Glomb. As declarações do deputado também provocaram indignação do presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante. Ele disse que ficou perplexo diante das informações e garantiu que endossará o pedido de providências da OAB Paraná ao Ministério Público Federal.