quinta-feira, 15 de abril de 2010

Ricardo Barros visita 300 munícipios com a Caravana Progressista

Assessoria de Imprensa

Na estrada desde fevereiro, viajando sob sol e chuva para alcançar todos e os mais distantes rincões do Paraná, a Caravana Progressista do PP completou nesta quarta-feira, 14 de abril, na cidade de Prado Ferreira, o marco de 300 municípios percorridos. Para o deputado federal Ricardo Barros que repete com a Caravana o roteiro que já fez quando percorreu as 399 cidades do estado, essa é uma forma de fazer política a partir de reuniões institucionais onde todos participam, prefeitos vereadores, autoridades, lideranças, populações.
As reuniões tem sido a oportunidade para discutir os problemas que afligem as comunidades, abrindo canais de comunicação e soluções.Hoje um dos maiores conhecedores dos municípios paranaenses, Ricardo Barros diz que está fazendo uma ”pós-graduação” em Paraná. “Estamos mapeando o estado através de cada problema, cada reclamação, cada reivindicação, informações que servirão de guia para nosso trabalho”.

SEGURANÇA E SAÚDE - Em todos os municípios, os participantes falam e escrevem sobre as necessidades de suas regiões, e as reivindicações mais comuns estão relacionadas à segurança pública e à saúde. Há uma carência crônica de policiais civis e militares em todas as cidades, principalmente nas menores. Conseqüência direta é o crescimento da criminalidade e o visível aumento do tráfico de drogas onde o crack predomina entre os jovens, provocando o maior número de ocorrências e de reclamações. Na saúde pública a maior queixa refere-se à distância do atendimento geralmente concentrado nas cidades polos. Para tratamento quimioterápico, por exemplo, as viagens demoradas de duas, três horas, são comuns. Há necessidade de cerca de mais 50 hospitais públicos e credenciamento de outros para que atendimento seja feito mais perto do cidadão.

ESTRADAS E AGRICULTURA - Outra reclamação comum é contra o mau estado das estradas rurais, um “tiro no pé” de municípios onde a agricultura predomina como atividade econômica, prejudicando a produção e o escoamento das safras. Sem contar o péssimo estado de muitas estradas, onde existem até mesmo seis municípios sem acesso pavimentado e que ficam isolados durante chuvas torrenciais. Uma reivindicação viária importante é a da duplicação da rodovia BR 277 no Oeste paranaense. A mesma região rica em produção quer também um aeroporto regional, hospitais regionais em Toledo, Medianeira e consolidação como pólo turístico. O Norte Pioneiro quer rodovia margeando as represas do grande rio Paranapanema de forte apelo turístico.
- Em Pitanga, a população também reclamou das condições das estradas rurais, melhorias na urbanização da cidade, saúde precária, segurança pública, altos impostos, consolidação de projetos importantes como a exploração e comercialização do gás natural (Barra Bonita), por meio do projeto de asfaltamento da estrada da Barra Bonita (ligação entre Pitanga e Mato Rico) entre outras demandas.
- Em Guarapuava a reivindicação é pela conclusão da BR 153. Na região de Cornélio Procópio que tem grandes atrativos de hotéis, cachoeiras, Vila Vila, o cânion Quartela, a necessidade é de mais estradas de ligações intermunicipais. E também por falta de boas estradas rurais o deputado considera que os prejuízos maiores ficam para a agricultura familiar cuja qualidade está em produções específicas, de época, gerando ocupação para mão de obra e fixação do homem ao campo. É um tipo de produção que merece e precisa ser estimulado inclusive com o apoio público para abertura de mercados consumidores.

AGENDA DO DIA: Hoje, 15 de abril, as reuniões da Caravana Progressista acontecem em Guaraci, às 8h; Nossa Senhora das Graças, 9h15; Santa Fé, 10h30; Lobato, 11h30; Flórida, 13h; Ângulo, 14h15; Atalaia, 15h30; Uniflor, 17h; Cruzeiro do Sul, 18h; finalizando o dia em Paranacity, às 19h. Todas as reuniões acontecem nas Câmaras Municipais.