sexta-feira, 30 de abril de 2010

Cida Borghetti anuncia que disputará vaga na Câmara Federal

Com informações da assessoria

Autora de 92 leis estaduais, deputada Cida Borghetti (PP) deixará legado de preocupação com causas sociais na Assembleia Legislativa.

Com experiência acumulada de dois mandatos consecutivos, a deputada estadual Cida Borghetti (PP) tem em sua imagem de política atuante engajada em causas sociais, sua plataforma de lançamento para alçar vôos mais longos nas próximas eleições. Apesar de novamente cogitada como possível candidata a vice-governadora, Cida revela que seu objetivo é a Câmara Federal.

“Para promover reformas estruturais na legislação brasileira e ampliar as políticas públicas que já implantamos com grande sucesso aqui no Paraná, pretendo colocar meu nome a disposição dos paranaenses na disputa por uma vaga de deputada federal”, afirmou a deputada, lembrando que atualmente a bancada federal do Paraná não tem nenhuma mulher.

“Nesses quase oito anos de mandato, pudemos dar nossa contribuição para o Estado com leis importantes em diversos segmentos. Mas o poder de legislar do deputado estadual é limitado, muitas mudanças precisam vir de cima”, explica Cida Borghetti, que é recordista em atividade na Assembleia Legislativa, com 92 leis estaduais e mais de 400 requerimentos.

Entre as leis propostas pela deputada que tiveram maior repercussão no Paraná, uma delas determina o controle da freqüência dos alunos na rede estadual de ensino, prevendo responsabilização civil e até criminal dos pais de alunos com elevado número de faltas na escola.

Outra lei bastante debatida, que se arrastou durante anos na Assembleia Legislativa e passou a vigorar depois da intervenção da deputada, instituiu as regiões metropolitanas do Paraná. Foi o ponto de partida para discussões importantes, como a integração do transporte entre municípios de regiões onde há conurbação, assuntos como coleta de lixo, consórcios intermunicipais de saúde, uso de recursos hídricos e habitação passaram a ser planejados de forma integrada nas regiões metropolitanas do interior do Estado após o advento desta lei.

Mas na opinião de Cida Borghetti, a instituição do Dia de Luta contra o Câncer de Mama é sua iniciativa de importância direta para os paranaenses. Ela lembra que a doença faz mais de 600 vítimas anualmente no Paraná, e, em sua opinião, o estímulo às campanhas de prevenção e a realização de exames poderá reduzir a mortalidade nos próximos anos.

Na área ecológica, a deputada tem duas leis de incentivo à produção de biodiesel, uma lei que prevê o repovoamento de rios do Paraná, com distribuição de filhotes de peixes nativos, e, ainda, uma matéria sancionada recentemente que estimula a cultura do bambu.

Cida Borghetti também liderou discussões importantes, entre elas, a reestruturação da Defensoria Pública do Estado e a valorização dos profissionais da educação, da saúde e da segurança pública.

TRAJETÓRIA

Cida Borghetti nasceu em Caçador (SC), passou a infância em Curitiba e tem suas bases eleitorais concentradas principalmente na Capital e na região norte do Estado. Estimulada pelo pai, Ivo Borghetti, militante getulista de carterinha, entrou na política ainda na adolescência, filiando-se ao PDS Jovem.

Na iniciativa privada, trabalhou como produtora do primeiro Talk Show do Paraná, chamado Curitiba Vip, da Rede Bandeirantes de Televisão, e, posteriormente, dirigiu a agência de marketing e propaganda VGB Comunicações.

Unindo carisma, bom-humor e a motivação em servir a comunidade aprendida na Igreja, Cida Borghetti não encontrou barreiras na entrada para a vida pública. Trabalhou como voluntária do Provopar em Maringá, chefiou o escritório de representações do Paraná em Brasília, foi candidata à prefeita de Maringá, e, em 2003, eleita deputada estadual pelo Partido Progressista, com 53.225 votos, sendo reeleita, em 2006, com 66.492.

Nenhum comentário:

Postar um comentário