terça-feira, 13 de abril de 2010

Governador Pessuti anuncia novos secretários

AENotícias
Foto: Roberto Corradini (AEN)

O governador Orlando Pessuti nomeou nesta terça-feira (13), em Curitiba, cinco secretários de Estado, que assumem os cargos na sexta-feira (16). São os secretários da Segurança Pública, dos Transportes, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do Planejamento e da Comunicação Social. “Estamos fazendo os remanejamentos que entendemos necessários para darmos a celeridade que o Governo precisa para agir nos próximos meses, dando continuidade ao trabalho iniciado em 2003 com o (ex) governador Roberto Requião. Esta reorganização é necessária para substituirmos as pessoas que foram exoneradas em função da disputa eleitoral”, explicou Pessuti.

De acordo com o governador, os novos secretários já integravam a equipe do Governo, seja atuando em Curitiba ou no interior, neste mandato ou nos anteriores. “São pessoas experientes, que fazem parte da equipe do Governo há bastante tempo, com participação ativa, e que têm condições de continuar o trabalho sob os princípios que sempre nos nortearam, para fecharmos com chave de ouro este período de oito anos de Governo. Cabe a nós fazer sempre mais e melhor, e é isso que estamos fazendo”, afirmou o governador.

A Secretaria da Segurança Pública será assumida pelo coronel Aramis Linhares Serpa, ex-comandante dos Comandos do Policiamento da Capital e do Interior, e ex-coordenador do Projeto Povo da Polícia Militar. De acordo com Aramis, o trabalho será norteado por medidas pontuais, que serão definidas em conjunto com as polícias Civil e Militar. “Vamos trabalhar no combate à criminalidade com vigor e na diminuição dos homicídios e dos furtos do dia-a-dia, aumentando a sensação de segurança da população. É um grande desafio, mas estamos preparados para isso”, afirmou.

Na Secretaria dos Transportes e DER, assume o doutor em Engenharia do Transporte Público, Mário César Stamm Junior, que trabalha há mais de dez anos como assessor de Pessuti para assuntos logísticos e de transporte rodoviário e ferroviário. Stamm afirmou que dará continuidade “ao bom trabalho já desenvolvido” na Secretaria, e deve concentrar os esforços para resolver o problema dos altos preços dos pedágios, a pedido do governador. “Vamos agir tecnicamente e analisar possibilidades para reduzirmos a tarifa. Vamos também buscar duplicar trechos essenciais, com grande demanda de tráfico, que hoje fazem parte do contrato de pedágio, como a BR 376, de Apucarana até Ponta Grossa, e a BR 277, de Cascavel até Ponta Grossa”, adiantou.

Na Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o novo secretário é Nildo Lubke, que atua no setor há sete anos e era chefe de Gabinete de Pessuti. O trabalho, disse, deve ser baseado na regionalização. “Faculdades e universidades vão implementar atividades voltadas para os municípios da região em que se encontram. A partir das faculdades isoladas (em Curitiba, Apucarana, Campo Mourão, Paranavaí, União da Vitória, Paranaguá), pretendemos também criar a Universidade do Paraná, com municípios respondendo ao contexto sócio-geográfico onde se encontram e, em Curitiba, com cursos para atender a população pobre”, explicou.

Na Secretaria da Comunicação, assume Ricardo Cansian, ex-presidente da Ambiental Paraná Florestas e; no Planejamento, Allan Jones, ex-diretor geral da Secretaria do Meio Ambiente.

De acordo com Pessuti, continuam no cargo a secretária da Infância e Juventude, Thelma Alves de Oliveira; da Educação, Yvelise Arco-Verde; da Administração e Previdência, Maria Martha Lunardon; da Cultura, Vera Mussi; e o secretário de Obras Públicas, Júlio César de Araújo Filho. O governador adiantou que haverá outros remanejamentos, que estão em discussão e devem ser definidos até a próxima semana.