terça-feira, 20 de abril de 2010

Paraná é o estado que mais vacinou a população contra gripe A (H1N1)

AENotícias

O secretário da Saúde, Carlos Moreira Junior, apresentou, na Escola de Governo desta terça-feira (20), a estratégia de vacinação contra a gripe A (H1N1), adotada pelo Governo do Paraná. Em apenas dois grupos prioritários a meta de vacinação não foi atingida: 68% das gestantes e 54,65% dos jovens de 20 a 29 anos tomaram a vacina. A etapa de vacinação dos jovens acaba sexta-feira (23). As gestantes podem se vacinar até o final da campanha.

“Precisamos vacinar 100% população dos grupos estratégicos. Com isso, a circulação do vírus ficará reduzida, o que diminuirá o número de pessoas infectadas e, consequentemente, a ocorrência de casos graves e mortes”, afirmou Moreira.

Dados do Programa Nacional de Imunização mostram que o Paraná é o estado que mais vacinou em todos os grupos prioritários, atingindo 100% dos profissionais de saúde, que estão diretamente envolvidos no atendimento à população, 100% dos indígenas, 102% das crianças menores de dois anos e 109% dos doentes crônicos, com menos de 60 anos. O Estado também mantém números superiores em relação a outros estados no que se refere à vacinação das gestantes e dos jovens de 20 a 29 anos.